quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

A Criação do Museu do Brinquedo da Ilha de Santa Catarina da Universidade Federal de Santa Catarina

MBISC . Acervo . Casal boliviano . Foto Ariane Azambuja

"O Museu do Brinquedo da Ilha de Santa Catarina nasce, em Florianópolis, em 1999, de uma “coleção de bonecas e de brinquedos doados” (VALENÇA, 2006, p. 323) mas seu acervo, além da formação através de doações, tem particularidades e trajetórias que precisam ser explicitadas, para serem melhor compreendidas.

A primeira delas e ponto de partida refere-se à pesquisa elaborada através do projeto aprovado na Pró-Reitoria  de Cultura e Extensão da UFSC, em 1988, cuja análise central percorreu as brincadeiras infantis reproduzidas nas esculturas de Franklin Cascaes. Essa pesquisa, que possibilitou a elaboração de uma “pedagogia da imagem”, resultou em um Álbum-Relato, intitulado Educação: Brincadeiras Infantis, Criança e Trabalho, 1990, além de um arquivo fotográco instalado no Museu Universitário/UFSC (fotos realizadas por Sérgio P. Paiva – 1989).

Concluímos,  nessa pesquisa, que ao fazer o registro de época através de esculturas de argila a partir da década de 40, Cascaes transportou para nossos dias a mesma magia, renovada porque continua presente não só como memória cultural, mas no cotidiano de nossas crianças, e seu trabalho transpõe épocas, como se conrma no material utilizado para trabalhos teóricos sobre brinquedos e brincadeiras na educação infantil, no PPGE/Pós-Graduação do CED/UFSC, a partir das imagens do acervo dessa temática presente no Museu Universitário.

Já em 1992, a proposta de criação do Museu, através do processo PRA-DSG – Protocolo n. 1-12/1992, foi considerada positiva, mas sem condições de implantação naquele momento, pois o Museu Universitário tinha  demanda s   urgentes  para   com o  acervo   existente   e,  mesmo considerando a proposta interessante, apontava-se para a possibilidade de aguardar condições favoráveis".

Leia o texto completo na página da Revista Perspectiva da UFSc clicando aqui.

Nenhum comentário: