quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

O Itinerário da Magia nas Brincadeiras Infantis da Ilha de Santa Catarina


"Este é um livro imprescindível para quem estuda a infância na cultura brasileira, os laços entre arte, cotidiano e memória, e principalmente para quem deseja conhecer melhor as raízes do imaginário tradicional da Ilha de Santa Catarina.

A autora Telma Piacentini, em linda prosa poética, nos conta do profundo estudo que fez sobre as brincadeiras infantis representadas no rico acervo de estatuetas em argila esculpidas a partir dos anos 1940 por Franklin Cascaes, artista, escritor e pesquisador nascido um século atrás na região da Ilha. O batizado da boneca, a perna de pau, o cavalinho de folha de palmeira e tantas outras brincadeiras das crianças da Ilha que despertaram a atenção do artista-pesquisador, são examinados com igual delicadeza por essa pesquisadora-artista. Se Cascaes ainda circula invisível por aí, montado num boitatá alado, hoje deve estar radiante, ao ver o quanto seu trabalho foi reanimado pelo olhar atento da autora, que assim se mostra parceira dele na valorização da memória luso-açoriana, negra e indígena do litoral catarinense.

A sensibilidade da pesquisadora, doutora em Educação, é também argúcia analítica: ela nos ajuda a ver o material, organiza-o teoricamente, aponta significados e relações a partir de pensadores da infância e da memória cultural, como Walter Benjamin, de poetas como Rilke, dos estudos contemporâneos da infância e da brincadeira, e de uma galeria de pintores - de Brueghel e Donatello a Portinari e Glauco Rodrigues - que também retrataram crianças brincando. Ela descobre em Cascaes toda uma pedagogia, feita de paciência e atenta às pequenas fulgurações da criação cotidiana das crianças. Nesse sentido, o livro faz parte de um conjunto de trabalhos que nos últimos anos vem colocando Cascaes no lugar que ele merece: o de um grande artista brasileiro.

Em tempos como o nosso, em que a expressão “Ilha da Magia” foi banalizada pelo marketing, e diante do rolo compressor da urbanização descontrolada, um livro como este é especialmente necessário e politicamente contundente. Ele nos ajuda a parar, a sentir, a olhar melhor para o que está à nossa volta e para os presentes da história. Telma Piacentini nos dá a ver um outro sentido da “magia” da cultura tradicional da região, um sentido que Cascaes também via, e que tem relação com os mistérios da memória e com a potência criadora sempre renovada da imaginação infantil".

Profa. Dra. Gilka Girardello

"Orelha" do livro, março de 2010.


Leia também "Livro e calçada lúdica relembram brincadeiras infantis na Ilha", na página da prefeitura Municipal de florianópolis, clicando aqui.

Nenhum comentário: