quarta-feira, 1 de junho de 2011

Um olhar sobre o painel musivo de Rodrigo de Haro: Leitura Catarinense do Livro da Criação Latino-Americana


Notícias

Um olhar sobre o painel musivo de Rodrigo de Haro: "Leitura Catarinense do Livro da Criação Latino-Americana (1997/2000)"

"Esta monografia aborda alguns possíveis entendimentos sobre o mural musivo de Rodrigo de Haro: “Leitura Catarinense do Livro da Criação Latino-Americana”. Parte de uma retrospectiva histórica sobre a arte muralista, passando pelas mudanças com o surgimento do “muralismo urbano”, e conceituando a temática de Rodrigo de Haro dentro de uma lógica atual.

Um diálogo com teorias da história da arte social/cultural, herdeiros da escola de Warburg, foi fundamental para se observar os diversos caminhos possíveis para se interpretar uma obra de arte, assim como os diversos possíveis entendimentos pelo espectador, de acordo com sua própria “bagagem” cultural. Também está presente uma discussão entre arte “culta”, “popular” ou de “massa”, baseada nas explanações de Garcia Nestor Canclini, para situar o mural e a adequação do seu lugar de instalação."

Conheça a monografia de Roberto de Almeida Petrell clicando aqui.

Veja as crianças da Turma 2a. C do Colégio de Aplicação/UFSC (2008) visitando o mural, fazendo fotografias, trabalhos, descobrindo o que são 'musas", e dando notícias no "Boletim da Turma" clicando aqui e ali.

Nenhum comentário: