quinta-feira, 28 de maio de 2015

Colégio Aplicação realiza I Ciranda do Brincar no Labrinca

Fotos e texto: Luiza Kons MBISC/Bolsista do curso de Jornalismo/UFSC

Professores do Colégio Aplicação e de outros centros de ensino participam da I Ciranda do Brincar no Labrinca entre os dias 27 e 28 de maio, no auditório do CA/UFSC.  O evento faz parte da semana mundial do brincar e comemora a data Internacional do brincar nessa sexta-feira. Um dos principais objetivos é fomentar a discussão sobre a importância da brincadeira para crianças e adultos.


Dentre as atividades realizadas está o lançamento do livro Brincar, amar e viver.do professor Marcos Teodorico Pinheirode Almeida com a participação de outros educadores do colégio e de bolsistas do Labrinca “o que fazemos é suscitar um debate sobre o uso de jogos eletrônicos” explica a professora e também autora do livro Leila Peters. De acordo, com Peters a obra foi feita a partir de uma pesquisa, que procurou traçar o perfil das crianças frequentadoras de sites de jogos online  “Geralmente jogam sozinhas em casa, e os sites que acessam possuem mais publicidade do que jogos interessantes”.

Então, os educadores estão buscando orientar esses estudantes para que adquiram uma consciência crítica sobre os games e possam ser mediadores de outras crianças. A próxima etapa do projeto, que ocorre durante o dia 28, é justamente inaugurar o espaço para jogos eletrônicos na Brinquedoteca do Colégio de Aplicação UFSC (Labrinca).

A I Cirando Ciranda do Brincar no Labrinca procura discutir sobre várias questões que envolvem o ato brincar. Alguns desses pontos foram debatidos após a exibição do filme Tarja Branca que versa sobre a relevância da atividade lúdica para o adulto. Por quase uma hora, um grupo de quatro professoras participaram de uma mesa de discussão e conversam com a plateia do auditório sobre os pontos abordados e como encaram o tema.


“Hoje existe um aceleramento do tempo da criança” comentou uma das participantes da mesa Fernanda Damerau. As professoras foram unânimes em considerar que o pouco tempo dedicado a atividades lúdicas pelos pequenos está gerando uma insatisfação enorme por parte das próprias crianças. Uma vez que o ato de brincar faz parte de um processo de se conhecer e experimentar o mundo.


Nesse sentido, as educadoras consideram que próprio adulto não pode deixar de lado a brincadeira. Caso contrário estaria perdendo o equilíbrio e se desencontrando em relação à própria personalidade, o que levaria a um processo de engessamento.


O evento também estreia, no dia 28, o filme Território do brincar que apresenta diversos tipos de brincadeiras feitas por todo o país.  


Contato para agendamento de visitas:
Biblioteca Central: +55 (048) 3721-9310 e 3721-2257
ana.ludwig@grad.ufsc.br

Nenhum comentário: