quarta-feira, 20 de maio de 2015

Museu do Brinquedo realiza atividades em Comemoração a 13a. Semana de Museus

Foto: Ana Ludwig

Luiza Kons
MBISC/Bolsista do curso de Jornalismo/UFSC

Alunos da 1° fase do curso de Pedagogia da Universidade de São José visitam a Ala de Exposição Permanente do Museu do Brinquedo da Ilha de Santa Catarina localizado no primeiro andar da Biblioteca Central (BC). A atividade ocorreu na última segunda-feira dia 18 de maio, data em que é comemorado o dia internacional dos museus, e faz parte da programação da 13°. Semana de Museus, realizada pelo ICOM (Conselho Internacional de Museus) e IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus) com a temática de Sustentabilidade e ser Humano.

A Professora de Educação e Infância da USJ Arlete de Costa Pereira e os 15 estudantes ouviram a apresentação da Professora e Coordenadora geral do Museu Telma Piacentini, com as principais informações sobre  o MBISC e como ele foi criado. A apresentação ocorreu na sala Henrique Fontes também localizada no primeiro piso da BC. Depois os estudantes foram direcionados a Ala de Exposição Permanente e puderam conhecer um pouco mais das histórias dos brinquedos com o auxilio de Ana Paula Ludwig Coordenadora da Ala Permanente. Para finalizar o encontro Ludwig realizou a contação da história A dobradura do Samurai de Ilan Brenman, seguida de uma oficina de origami que confeccionou tsurus.

A visita também contou com uma professora interprete de Libras para auxiliar uma estudante especial (surda- muda).

Outras atividades relacionadas:

*A Coordenadora Ludwig também está participando no dia 19 de maio da Oficina Diálogos Educativos Museais,  para a  de formação de Educadores de Museus, no Museu Histórico de Santa Catarina, palácio Cruz e Souza. No dia 20 de maio participa da aula Magna do Curso de Museologia, ministrada pelo Professor  Mario Chagas no MARquE (ex-museu universitário);

* Reativação do processo de criação da Ala Ecológica Lydia Hortélio no Parque Ecológico do Córrego Grande;

Contato para agendamento de visitas:
Biblioteca Central: +55 (048) 3721-9310 e 3721-2257
ana.ludwig@grad.ufsc.br
lupkons@gmail.com

Nenhum comentário: